https://ataadvogados.com.br/

Serviços Pertencentes ao Serviço Único de Saúde

Com a pandemia no novo coronavírus e o início da vacinação para a erradicação da doença em janeiro deste ano, novamente veio à tona o papel do Serviço Único de Saúde no país. A demora no avanço das vacinações e a dificuldade de obtenção de leito de UTI’s foi responsável por duras críticas ao Sistema de Saúde, inclusive gerando adeptos à extinção do Sistema.
Mas você sabe exatamente o que é o SUS?
O Sistema Único de Saúde – SUS, foi instituído pela Constituição de 1988 para atender a determinação constitucional que classifica a saúde como direito de todos e dever do Estado. Desde a sua criação, toda a população brasileira e os estrangeiros residentes e de passagem pelo país tem direito à saúde universal e gratuita.
O financiamento do SUS vem de recursos dispensados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Importante frisar que o atendimento público não é restrito aos hospitais. Ele também é realizado em postos e centros de saúde, laboratórios, hemocentros, englobando ainda os serviços de vacinação, vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e também os institutos de pesquisa.
Em 2013, cerca de 80% da população brasileira dependia exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos do mundo e democratiza a saúde em um país cercado de desigualdade social como o nosso. Tem problemas advindos de má gestão e corrupção que devem ser resolvidos, por óbvio. Mas a sua erradicação nunca deve ser uma opção.
E você? Sabia que, mesmo indiretamente, usa o SUS todos os dias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima